Sou aquele que quando criança, sempre levava a câmera nas viagens e passeios da família. Depois aguardava ansioso pela revelação e ampliação. Foi esse meu primeiro contato com a fotografia. Na adolescência, com a novidade da informática, fui me dedicar à profissão do futuro e a fotografia deixou de fazer parte da minha vida.

Somente em 2005, já com 7 anos na área de TI voltei a me interessar pela fotografia como passatempo. Comprei uma Minolta SRT 101 e uma objetiva 50 mm 1.4 para brincar. Foi meu equipamento de aprendizado até meados de 2010 quando finalmente comprei minha primeira SLR digital. No mesmo ano iniciava uma nova faculdade, dessa vez nada a ver com TI. Optei por Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Me formei, mas nunca atuei na área. Havia largado a carreira na TI e partido de vez para fotografia.

Comecei como fotojornalista freelancer cobrindo pauta hard news na Futura Press e Agência Estado até 2011 quando fui para eventos corporativos, passando pelas agências Personal Press, IPS Mídias e Foto Conceito & Arte.

Em paralelo, desde 2010 tenho minha própria empresa, a André Rosa Fotografia, a qual atendo alguns clientes próprios e outras agências de corporativo como freelance.

Criei em março de 2024 a conta do instagram @autoraisdoandre com o objetivo de divulgar meu trabalho autoral. Depois veio esse site e hoje, um ano e meio depois, Autorais do André é mais que um refúgio para minhas fotografias mais livres, é também um lugar voltado para a educação da fotografia, impressão fine arte e expedições fotográficas.

Além de todas essas atividades, ainda sou movido pelo trabalho voluntário na causa animal. Comecei na ong Mundo Gato, passei pela Catland e atualmente sou fotógrafo voluntário no Instituto Nina Rosa, responsável por produzir imagens do dia-a-dia na sede do instituto, soltura de animais silvestres e atuação nas diversas frentes de ativismo.

André Rosa